Índice
Nestes últimos anos, a Agência Area Web, tem vindo a ajudar várias empresas a terem sucesso com Marketing Digital, e deparamo-nos com algumas dúvidas que são comuns a diversos empresários. Nesse sentido, resolvemos escrever sobre o tema para ajudar os que estão a começar e se deparam com as mesmas questões:
1) O que é Marketing Digital?
O marketing digital é o conjunto de ações de promoção e comunicação que uma empresa (ou negócio) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Utiliza várias plataformas digitais, como por exemplo, websites, redes sociais, email marketing, entre muitas outras soluções. Possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre o investimento.
Além disso, o marketing digital é mais fácil de analisar e medir, pois tem métricas mais claras e tornou-se essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).
2) O que faz uma Agência de Marketing Digital?
Uma Agência de Marketing Digital procura auxiliar as empresas a criarem uma estratégia de Marketing voltada para os meios digitais. Para isso, a agência leva em conta o público-alvo, as ferramentas digitais que estão à disposição, quais as ferramentas o cliente irá utilizar e quais os objetivos do cliente com o Marketing Digital (percepção de marca, atração de clientes, uma campanha em específico, etc.).
Nessa estratégia está presente uma rigorosa seleção do público alvo, as ferramentas digitais a serem utilizadas, otimização para os motores de pesquisa, presença e promoção nas redes sociais, criação de conteúdos, e a capacidade de analisar e medir todas as ações.
3) Como escolher a melhor Agência de Marketing Digital para a sua empresa?
Vivemos numa era concorrencial muito grande, em que todas as empresas vão necessitar dos serviços de uma agência de marketing digital. As empresas que não tiverem relevância nos canais digitais vão ter bastantes dificuldades em sobreviver.
A tendência é, por isso, para a multiplicação de agências que prestem serviços de marketing digital. Então, como diferenciar as mais competentes e ajustadas ao seu negócio?
Quer encontrar uma boa agência de marketing digital, mas não sabe como?
Se efetuar uma pesquisa por uma agência de marketing digital na web, vai encontrar diversos resultados. Algumas dessas agências serão adequadas à dimensão da sua empresa, outras nem por isso. O melhor é pesquisar quais os clientes de cada agência para ter uma ideia do tipo e dimensão das empresas que utilizam os serviços dessa agência de marketing digital.
Sabendo isso, deve depois tentar pesquisar acerca da competência dessa agência.
Indicadores de resultados são importantes
Tendo como referência os clientes de cada agência de marketing digital, faça pesquisas no Google ao acaso, procurando pelas palavras-chave mais ligadas aos respetivos mercados, e veja quais os resultados de cada uma.
Se uma agência de marketing digital tiver muitos clientes nos primeiros lugares dos resultados da pesquisa dos motores de pesquisa, isso pode ser sinal de que está, de facto, a fazer um bom trabalho.
4) O site da minha empresa está desatualizado. Posso iniciar o marketing digital com ele assim?
Não. A atualização ou a construção de um novo site é fundamental para iniciar as ações de marketing digital. O site é o canal principal para centralizar as informações, é o local no qual serão direcionadas as ações para geração de novas visitas e leads. É necessário o SEO estar muito bem estruturado, pois este conjunto de técnicas têm como principal objetivo tornar o seu site mais amigável para os motores de pesquisa (Google). Trabalhar as palavras-chaves no conteúdo do site é de extrema importância para que este fique melhor posicionado nos resultados de pesquisa orgânica.
5) Como saber se a minha empresa precisa de um novo site?
O web design evolui com o passar dos anos, os recursos disponíveis e a tecnologia utilizada na criação de sites são muito mais avançados em comparação com o que era feito há alguns anos atrás. Hoje é importante haver a possibilidade de interação entre o seu site e as principais redes sociais, permitindo que o conteúdo produzido para o site, seja divulgado nessas plataformas por meio da partilha da informação.
Tomar a decisão da renovação do site da sua empresa é um sinal de renovação da própria empresa que ao fazê-la, transmite aos seus clientes e parceiros, a sua preocupação em oferecer um serviço atualizado e funcional.
É muito comum observarmos sites que visualmente são aceitáveis, contendo um design de acordo com o ramo de atividade e público-alvo, porém falham na sua manutenção, apresentando links que não funcionam e conteúdo desatualizado.
6) Preciso fazer um planeamento para iniciar as ações de marketing digital?
Sim. Planear é fundamental. É através do planeamento que se alinham os objetivos com as ações a tomar. A definição do seu público-alvo – é extremamente importante. Toda a comunicação deve ser bem pensada, de modo a conversarmos com as pessoas certas. No planeamento também são realizados estudos das palavras-chave, base para um bom trabalho de SEO do site.
7) Preciso melhorar a identidade visual do meu negócio para iniciar um projeto de marketing?
Sim. Ao iniciarmos o planeamento de marketing, a identidade visual também é analisada, para avaliar se ela realmente é bem estruturada e se transmite os valores e conceitos da empresa. A identidade visual é fundamental para o marketing digital, a marca da sua empresa precisa ser compatível com os meios digitais para ser bem explorada.
8) Quero fazer apenas uma ação de marketing digital. Conseguirei obter resultados?
Dificilmente. O marketing digital exige uma estratégia de ações interligadas, estruturadas a partir do planeamento. Aparecer na internet uma única vez e desaparecer novamente não irá trazer retorno, pois a sua empresa necessita ter uma presença digital constante, para que seja possível analisar e ajustar as ações conforme o seu público alvo.
9) Quanto tempo demora o Marketing Digital a gerar retorno?
Saber quanto tempo demora o marketing digital a gerar um retorno do investimento é uma dúvida muito frequente e bastante importante. É bom salientar que as estratégias de Marketing Digital devem ser focadas no médio e longo prazo, pois é necessário a produção constante de conteúdos de qualidade para gerar um volume de pesquisas que resultem em tráfego que possa ser significar um maior número de vendas.
No entanto, em paralelo com a produção de conteúdo, é possível investir noutras estratégias para que o retorno já seja mensurável nos primeiros meses de trabalho. Por exemplo, fazer uma Landing Page com um material informativo e divulgá-lo junto de uma base dados de contatos já existente ou utilizar uma estratégia de anúncios, são formas de acelerar o processo e garantir mais resultados a curto prazo.
10) Quero alcançar os decisores. Consigo fazer isso através do Marketing Digital?
Esta questão é simples de responder, porque normalmente ela é feita por decisores que estão numa reunião comercial com um dos nossos consultores. E respondemos: “sim, e a prova disso mesmo é que nós chegamos até si”.
Como é possível? Os cargos de decisão também estão online e possuem dúvidas ou procuram informações que podem ser úteis no seu dia a dia. Por isso, a sua empresa precisa aparecer no momento certo para captar a atenção desse público e a partir daí, iniciar um relacionamento de forma personalizada para conduzi-lo através de um fluxo de compra até o seu produto ou serviço.
Se por acaso partilhava algumas destas dúvidas e acha que chegou o momento certo para iniciar uma estratégia de Marketing Digital, entre em contacto hoje mesmo e agende uma reunião!