GESTÃO DE ANÚNCIOS FACEBOOK ADS
A gestão de anúncios no Facebook é mais do que seguir uma tendência, é aproveitar uma grande oportunidade de negócio.
Trata-se de uma ferramenta fundamental para quem quer atingir novos públicos, tornar a sua marca conhecida e obter mais interações.

O QUE É O FACEBOOK ADS?
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos do Facebook que tem como principal característica a extensa variedade de formatos de anúncios possíveis. Permite impulsionar posts, mediante pagamento, para que o conteúdo atinja mais pessoas, ultrapassando o alcance que o Facebook oferece organicamente, ou seja, de forma gratuita.
94%
dos portugueses têm conta no Facebook.
67%
dos portugueses segue figuras públicas nas redes.
62%
dos portugueses segue marcas nas redes sociais.
87%
dos portugueses costuma ver vídeos nas redes sociais.
ETAPAS DE UMA CAMPANHA FACEBOOK ADS
Objetivos
É importante saber quais são os objetivos, uma vez que eles irão definir o tipo de anúncio a ser criado.
Público
Entender o perfil demográfico, os interesses e os problemas a serem resolvidos vai ajudar a segmentar as campanhas e otimizar os resultados.
Criar Campanha
O Facebook divide os objetivos das campanhas em 3 áreas principais:
- Reconhecimento: pessoas com mais probabilidade de se lembrarem do anúncio visualizado;
- Consideração: quando procuramos algum tipo de interação por parte do público;
- Conversão: conversões no site, sejam vendas, registos, leads, ou visitas ao espaço físico.
Orçamento
Definir o orçamento diário e duração da campanha, pode começar de imediato ou ter uma data de início e de fim.
Criar Anúncios
As imagens e os textos dos anúncios também são determinantes para o sucesso da campanha, para passar a mensagem de forma objetiva e ainda conseguir destaque no meio dos posts dos amigos do nosso público-alvo.
Monitorização e Otimização
Acompanhamento dos indicadores e fazer pequenos ajustes e melhorias para otimizar os resultados.

O QUE PODE ESPERAR DA NOSSA CONSULTORIA FACEBOOK ADS?
- Gestão completa dos anúncios de Facebook do seu negócio;
- Criação de novas campanhas ou gestão das existentes;
- Configuração total das regiões e demografias;
- Criação de novos anúncios utilizando as suas imagens ou imagens livres de direitos de autor;
- Criação do copy dos anúncios;
- Envio mensal do relatório de resultados.
COMO FAZEMOS A GESTÃO DE CAMPANHAS FACEBOOK ADS?
Definição dos objetivos em conjunto com o cliente
Notoriedade / Reconhecimento da Marca; Alcance; Tráfego; Interação / Envolvimento; Instalações do Aplicativo; Visualizações do Vídeo; Geração de Leads; Conversões; Vendas do catálogo de produtos; Visitas ao estabelecimento físico.
Análise de público
Fazemos o estudo do nicho de mercado no qual a sua empresa/marca se posiciona. Identificamos então o seu público alvo, para deste modo criarmos campanhas o mais otimizadas possível.
Segmentação de campanhas
As campanhas podem ser segmentadas por área demográfica e geográfica. Desta forma, os anúncios podem aparecer por cidade, género ou idade. Elaboramos um plano de conteúdos, para que os anúncios apareçam a utilizadores que realmente possuem interesses relacionados aos produtos/serviços da sua empresa.
Gestão de campanhas e grupos de anúncios no Facebook
Criação do copy e imagens dos anúncios; Programação de anúncios; Otimização de campanhas de Remarketing.
Monitorização e relatórios
Configuração do acompanhamento de conversões; Gestão e melhoria contínua da conta, utilizando sempre não só as melhores práticas como também as mais recentes; Envio de relatórios mensais de performance.

NOTORIEDADE / RECONHECIMENTO DA MARCA
Este tipo de campanha tem como objetivo entregar as suas campanhas a um público com maior probabilidade de prestar atenção e aumentar o reconhecimento da sua marca. Não tem como objetivo vender, mas sim dar a conhecer a marca.
Possibilidade dos anunciantes encontrarem os públicos com mais probabilidade de se lembrarem dos seus anúncios. Quanto mais vezes alguém vê um anúncio, maiores são as chances dele ser relembrado.
ALCANCE
O objetivo deste tipo de anúncios é entregar a campanha ao máximo número de pessoas, pelo custo mais baixo possível. Também não tem como objetivo vender, mas sim dar a conhecer a sua marca ou o seu produto.


TRÁFEGO
Este tipo de campanha de anúncios é um dos mais utilizados no Facebook Ads. Tem como objetivo direcionar as pessoas para o seu site ou blog. A métrica deste tipo de anúncios é sempre o valor por clique. As campanhas são otimizadas por clique e o objetivo é gerar mais tráfego por um custo mais baixo.
INTERAÇÃO / ENVOLVIMENTO
Neste tipo de objetivo de marketing, você pode criar anúncios com o objetivo de gerar interação (envolvimento), aumentar o número de gostos na sua páginas ou aumentar o número de participações em eventos.


INSTALAÇÃO DE APLICAÇÕES
Essa opção é para quem tem aplicações para iOS ou Android e deseja aumentar o número de pessoas que utilizam essas aplicações. Este objetivo permite anunciar aplicações e aumentar consideravelmente o seu número de downloads.
VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO
Este tipo de objetivo passa por gerar visualizações em vídeos que são carregados na sua página de Facebook. Anunciar no Facebook com vídeo é extremamente eficaz, sendo que o custo por visualização é muito barato.


GERAÇÃO DE LEADS
Neste tipo de objetivo de marketing, podemos criar anúncios no Facebook para gerar leads e registos em formulários para, posteriormente, trabalhar com e-mail marketing ou outros formatos de comunicação.
CONVERSÕES
Direcionar clientes – e não apenas visitantes – para sua página de destino é a melhor maneira de fazer vendas. Uma ótima maneira de começar é com uma campanha de anúncios no Facebook baseada em conversões.
Gerar conversões no site, sejam vendas, registos, leads, etc. Qualquer objetivo de conversão que se estabelece no site pode ser mensurado pelos anúncios de Facebook usando este tipo de objetivo de marketing.


VENDAS DO CATÁLOGO DE PRODUTOS
Esta opção é especialmente interessante, para quem trabalha com e-commerce, uma vez que ela permite carregar todo o seu catálogo de produtos para dentro do Facebook e depois anunciar no Facebook com o objetivo de gerar vendas desse catálogo de produtos, incluindo opções avançadas, como remarketing dinâmico de produtos.
VISITAS AO ESTABELECIMENTO FÍSICO
Este tipo de objetivo de marketing só faz sentido para negócios locais. Possibilita fazer anúncios, atrair mais pessoas que se encontram nas redondezas do seu negócio local para o visitarem.

VANTAGENS DA GESTÃO DE ANÚNCIOS FACEBOOK ADS
Alcance
Local, regional, nacional ou mundial: consegue chegar a milhões de utilizadores da Internet.
Segmentação
Podemos apresentar os seus anúncios apenas a grupos específicos de pessoas, de uma determinada faixa etária, profissão, localização, género e interesses, que correspondam ao perfil do seu público-alvo.
Taxa de Retenção da Informação
Como as redes sociais são utilizadas com muita frequência, os anúncios serão vistos várias vezes pela mesma pessoa, o que é excelente para empresas novas ou pouco conhecidas.
Branding
A visualização dos anúncios gera valor para as empresas ao nível da notoriedade da marca, mesmo que os anúncios não cheguem a ser clicados.
Custos Reduzidos
Se for feita uma boa segmentação do público-alvo, a publicidade no Facebook, sai a preços que o vão surpreender pela positiva.
Rapidez e Flexibilidade
A publicidade nas redes sociais é ótima para divulgar eventos e promoções, por exemplo.
Utilizadores Mobile
As aplicações mobile das redes sociais são usadas intensivamente nos smartphones.
Relatórios Completos
Temos acesso a qualquer instante e em tempo-real, aos dados sobre como está a correr a campanha.
Variedade de Anúncios
Promover a página para gerar mais conexões; divulgar um dos posts, divulgar ofertas específicas ou ainda anunciar um link externo, para incentivar mais visitas a um determinado site.
Atrair Potenciais Clientes
Facilidade em criar um vínculo com o seu cliente e levá-lo a gostar da sua página, fazendo com que a marca esteja sempre presente na mente do potencial consumidor.
Remarketing
Permite apresentar ao utilizador, produtos já visualizados por ele no site e oferece novamente estes produtos de uma forma mais atrativa pelo feed de notícias do Facebook.
Aumentar Vendas
Podemos incitar as pessoas a efetuar compras ao lhes mostrar produtos baseados nos interesses que expressaram no nosso site. Também podemos oferecer promoções para incentivar as pessoas a efetuar mais compras online.