SEO PARA ECOMMERCE
SEO é o processo de melhorar a visibilidade nos resultados orgânicos (gratuitos) dos motores de pesquisa.
É tráfego gratuito e, como tal, quanto mais cliques houver melhor. O desafio é aparecer nos resultados para o máximo de palavras-chave possível.
Estratégias de SEO para Ecommerce
Pesquisa de
palavras-chave
Para melhorar a posição do seu Ecommerce no Google, deve começar pela pesquisa de palavras-chave. É a base de qualquer estratégia de SEO para Ecommerce, é impossível otimizar a página de um produto sem sabermos quais são as palavras-chave mais pesquisadas.
Arquitetura
do site
A estrutura interna de um ecommerce é um dos aspetos que mais influencia na hora da compra, além de ser essencial para o seu posicionamento no Google. A estrutura e organização de um ecommerce influencia a experiência do utilizador. É necessário planear bem as categorias e subcategorias para que o cliente tenha uma navegação lógica, simples e agradável.
Título
das páginas
Os títulos das páginas de produtos são um dos locais mais importantes do SEO para Ecommerce, pois o Google precisa de saber do que se trata a página e é o primeiro elemento que o utilizador vê nos resultados de pesquisa. É importante também, adicionar alguns detalhes específicos do produto na descrição do título.
Descrição
das páginas
A descrição é a secção logo abaixo do título na página dos resultados de pesquisa do Google. Este conteúdo deve ser um texto que desperte o interesse no utilizador em clicar na categoria ou produto. Deve conter uma pequena chamada para a ação que o incentive a visitar a loja.
Simplificar o processo de checkout
O processo de checkout precisa ser simples. Se o cliente enfrentar dificuldades, tiver que pensar muito, demorar para fazer o que deseja, encontrar erros e outros problemas, pode acabar por desistir da compra. É importante também evitar distrações no processo, como por exemplo eliminar os botões e links de navegação do site para evitar que o utilizador siga outros caminhos e deixe a compra para trás.
Imagens
otimizadas
Muitas lojas online não se preocupam em otimizar todas as imagens que vão ser colocadas no site. Além de ajudar no SEO para Ecommerce, elas também podem aparecer no Google Imagens e trazer mais tráfego orgânico. Para fazer essa otimização, é necessário o seguinte: o nome original do ficheiro (palavra-chave.jpg) e a tag que também deve conter a palavra-chave principal.
Links
internos
A estrutura de links internos é um parâmetro muito importante que o Google utiliza para entender a relevância das páginas de um ecommerce. Além disso, é uma forma de manter o utilizador a navegar na loja online durante mais tempo e assim aumentar a taxa de conversão. Um exemplo de links internos de SEO para Ecommerce é a sugestão de produtos semelhantes e relacionados.
Certificado de segurança HTTPS
Um ecommerce com um certificado de segurança HTTPS é muito mais credível e influencia diretamente a posição no Google. Aliás, para ecommerces, o certificado SSL é praticamente obrigatório, pois é exigido por meios de pagamento para que as transações com cartões de crédito e informações pessoais dos clientes estejam seguras.
Vantagens do SEO para Ecommerce
Na Ourview, dispomos de uma equipa multidisciplinar, que inclui vários consultores de SEO com vasta experiência em posicionamento de SEO, capazes de definir e executar sua estratégia de marketing. Encontre em nós o parceiro ideal para formular uma estratégia de SEO para a sua empresa.
Sabia que cerca de 97% dos sites em Portugal são encontrados através de motores de pesquisa como o Google? Um maior número de visitas ao site aumenta as possibilidades de venda, por isso é essencial que o Google destaque a sua empresa na primeira página de resultados de pesquisa.
- Conquistar a confiança do utilizador, por solucionar um problema dele;
- Atrair tráfego orgânico, sem investimento em anúncios;
- Atrair tráfego qualificado, de pessoas com interesse claro pelo seu conteúdo;
- Atrair mais visitantes para as páginas e produtos desejados;
- Ganhar destaque, autoridade e visibilidade para a marca;
- Aumentar as vendas e a faturação da loja;
- Otimizar a experiência do utilizador.
A Nossa Estratégia de SEO para Ecommerce inclui:
- Levantamento das palavras-chave mais pesquisadas pelos potenciais clientes;
- Arquitetura do site com base na pesquisa de palavras-chave;
- SEO on-page por meio da otimização estratégica de palavras-chave em metatags e conteúdo;
- SEO técnico para ajudar a garantir que os mecanismos de pesquisa possam rastrear o site com eficiência;
- SEO local para ajudar a direcionar o tráfego orgânico local;
- Marketing de conteúdo para atrair visitantes orgânicos adicionais;
- Link Building para ajudar a melhorar a autoridade do site;
- Medição do sucesso de SEO com ferramentas como o Google Analytics.
Entender o comportamento do consumidor é a chave de tudo
Antes de qualquer outra ação, para ser bem sucedido em SEO para Ecommerce, é preciso entender o comportamento do consumidor. Mais precisamente, do seu consumidor. Não começamos pela técnica, não começamos pelo seu concorrente, começamos pelo seu cliente.
Compreender para onde vai a percepção do seu público é um dos maiores diferenciais do SEO para ecommerce. Essa percepção vai gerar cliques e retenção, é desta forma que uma loja online é capaz de oferecer ao seu consumidor exatamente o que ele procura.
Uma vez que o objetivo do Google é entregar ao utilizador exatamente o que ele procura, entregar a resposta à pergunta do seu cliente é um excelente caminho para conquistar a confiança também do Google.
Estratégias avançadas de
SEO
para Ecommerce
Estratégias avançadas que irão impulsionar ainda mais o seu posicionamento no Google e as suas conversões.
Páginas
completas
Descrições, imagens, detalhes técnicos, sugestões de utilização, guias de compra, demonstrações, vídeos, avaliações, comparativos, perguntas frequentes, etc. Apostar em diferentes formatos de conteúdos. Quanto mais informação, mais tempo o utilizador ficará na página e mais maduro para a compra ele estará.
Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento de um site influencia drasticamente o ranking e posicionamento no Google. O tempo de espera prejudica a experiência do utilizador e diminui as visualizações e conversões de uma loja online. Garantir um site rápido, com páginas que carregam o mais rápido possível, fará com que o seu SEO seja muito mais eficaz.
Marketing
de Conteúdo
Uma excelente estratégia de SEO para Ecommerce é investir na criação de conteúdos que possam ajudar o seu consumidor a tomar a decisão de compra. Dentro do SEO, o marketing de conteúdo deve focar-se em resolver problemas e oferecer soluções para os potenciais clientes que estão à procura por determinadas palavras-chave no Google.
Destaque-se da concorrência.