WHATSAPP MARKETING
Devido à sua facilidade e também ao grande número de utilizadores ativos, é considerada uma eficiente ferramenta de comunicação entre marca e consumidor.
O WhatsApp Marketing trata-se de uma estratégia em que as empresas utilizam esta aplicação para aumentar o alcance e se relacionar com o seu público.
WHATSAPP BUSINESS: A FERRAMENTA ADEQUADA PARA FAZER MARKETING NO WHATSAPP
O próprio WhatsApp cria estratégias para que as empresas comuniquem com os seus clientes. Em janeiro de 2018, foi lançado o WhatsApp Business, uma versão da aplicação focada nas empresas. O WhatsApp Business foi desenvolvido para ter outras funcionalidades para além da versão base da app, de forma a agilizar a relação entre marca e consumidor e também garantir segurança para quem utiliza a ferramenta.
Não há como negar que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta — não apenas para utilizadores comunicarem entre si, mas também para as empresas que estabelecem uma comunicação com os seus clientes. Entre em contacto connosco e saiba qual é a melhor forma de aproveitar todas estas funcionalidades e, assim, estabelecer um relacionamento com os seus clientes de uma forma assertiva.
77%
utilizam este canal para tirar dúvidas e pedir informações.
65%
optam por receber suporte técnico;
61%
gostam de receber promoções.
54%
compram produtos e serviços.
COMO MONTAR UMA BOA ESTRATÉGIA DE WHATSAPP MARKETING?
Mensagens personalizadas
A app foi desenvolvido para conversas entre pessoas. Devemos estabelecer um contacto pessoal com o consumidor. Enviar mensagens personalizadas sempre que possível — preferencialmente, utilizando o primeiro nome de contacto da pessoa.
Conectar com os atuais clientes
Recomendamos a utilização da aplicação para conectar-se com utilizadores que já são seus clientes e que deram permissão para receber mensagens — preenchimento de um formulário na site ou adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria.
Evitar o excesso de mensagens
Comunicar sem ser invasivo. Tentar ser objetivo e deixar que o consumidor lidere a conversa.
Fornecer o serviço de apoio ao cliente por WhatsApp
Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outro tipo de apoio através do WhatsApp. Em vez de obrigar o cliente a ligar para uma central de atendimento telefónico e enfrentar um tempo de espera, poderá prestar um serviço mais ágil, simples e agradável.
Estratégia multicanal
Escolher os canais certos e conectá-los de forma poderosa para a comunicação estar em sintonia em todos os canais de comunicação.
Fazer vendas diretamente pelo WhatsApp
Para permitir que os clientes façam compras diretamente pelo WhatsApp, podemos fornecer um catálogo com os produtos (ficheiro PDF, landing pages ou até mesmo ecommerce) para que eles possam escolher o que pretende.
Planeamento estratégico
O planeamento das ações é essencial em qualquer estratégia de marketing digital — e com o WhatsApp não poderia ser diferente. Isto vai permitir que a sua marca só entre em contacto quando for oportuno e evitar que a comunicação desrespeite o espaço do cliente.
Invistir no pós-venda
Depois do consumidor efetuar a compra, fazer um trabalho de pós-venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência para adquirir o produto e se o artigo estava em boas condições.
Comunicação pelo WhatsApp
Quando os seus clientes entrarem em contacto ou responderem a uma mensagem que foi enviada, é importante não deixá-los à espera e dar uma resposta o mais rápido possível. Uma boa prática, é utilizar um telemóvel e um número exclusivo para a comunicação via WhatsApp.
Explorar os recursos do WhatsApp Business
O WhatsApp Business oferece diversas opções para as empresas, tais como listas de transmissão, tags de clientes e muito mais. É importante conhecer mais sobre esta ferramenta e explorar todos os seus recursos, pois ela é essencial para fazer marketing no WhatsApp.
VANTAGENS DO WHATSAPP BUSINESS
PARA A SUA EMPRESA
Comunicar de forma rápida e direta com os clientes é cada vez mais uma necessidade, razão pela qual, o WhatsApp Business é uma aplicação de mensagens a ter em conta para dar um impulso ao seu negócio.
Desenvolvido para pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business é um meio para chegarmos aos clientes através de uma ferramenta familiar, já que é uma aplicação que todos utilizam diariamente.
- Enviar mensagens para diferentes utilizadores ao mesmo tempo;
- Conversão mais elevada do que outros canais de comunicação;
- Velocidade que pode comunicar com os clientes;
- Melhoria do suporte ao cliente e do pós-venda;
- Alta taxa de abertura de mensagens;
- Contacto direto com o cliente;
- Estatísticas para análise;
- Alcance e familiaridade – a aplicação atinge todas as idades;
- Versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado;
- A comunicação pode ser interruptiva, no WhatsApp o utilizador escolhe a hora que pretende comunicar.
AINDA COM DÚVIDAS?
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE WHATSAPP MARKETING
O WhatsApp Business funciona como uma versão empresarial da aplicação de mensagens. Através desta versão, as empresas comunicam com os seus clientes, informando serviços/produtos e outras informações pela app.
A versão empresarial da aplicação oferece um conjunto de funcionalidades que a diferencia de outras aplicações de chat, como perfil comercial, estatísticas, dados da empresa, automação de mensagens e etiquetas de atendimento.
As principais vantagens do WhatsApp Business são: padronização e organização do atendimento, maior probabilidade de conversão, apresentação dos serviços na app e atendimento personalizado.
Existem diferentes formas de fazer isso. Algumas opções são:
- Criar um grupo para falar dos seus produtos.
- Criar um grupo para falar sobre assuntos relacionadas com o seu produto.
- Enviar promoções segmentadas.
Enviar informações sobre os produtos e novidades apenas para as pessoas que solicitaram esse tipo de comunicação. Criar uma imagem apelativa e uma descrição curta, chamativa e tom descontraído. Não esquecer do incentivo para o utilizador realizar alguma ação.
Criar promoções e enviar apenas para as pessoas que pediram para receber este tipo de comunicação e que vão gostar de receber novidades sobre o seu negócio. Não faça spam, envie mensagens apenas para quem solicitar.